sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Fuxicando sobre Educação Infantil com Solange Mendes

Oiêêêêêê ...
 
O "Fuxicando com Milla" conforme falei anteriormente terá algumas participações especiais.
Hoje trago para fuxicar sobre Educação Infantil a pedagoga Solange Mendes ... Penso que o escrito dela vai mexer com o que pensamos sobre escola, criança, ensino, brincar ...
 
Aguardamos os comentários de vocês!!!
Peguem agulha e linha e venham dar outros pontos nesta colcha ....
 
Milla
 
 
 
Qual a importância da educação infantil no processo de formação do indivíduo?


 
 








Por Solange Mendes
Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional
Supervisora GT Educação Infantil/CENAP/SECULT
 
 
Fulghum (2004) traz o significado que construiu sobre a Educação Infantil, criando o Credo do Jardim de Infância:

"O que aprendi: dividir tudo com os companheiros; jogar conforme as regras do jogo; não bater em ninguém; guardar as coisas onde as tivesse encontrado; arrumar a bagunça feita por mim; não tocar no que não é meu; pedir desculpas quando machucasse alguém; lavar as mãos antes de comer; apertar a descarga da privada; biscoito quente e leite frio fazem bem à saúde; fazer de tudo um pouco — estudar, pensar, desenhar e pintar, cantar e dançar, brincar e trabalhar —, todos os dias; tirar uma soneca todas as tardes; ao sair pelo mundo, ter cuidado com o trânsito; saber dar a mão e ter amigos; peixinhos dourados, porquinhos da índia, esquilos, hamsters e até a sementinha no copinho de plástico, tudo isso morre, nós também; lembrar dos livros de histórias infantis e de uma das primeiras palavras aprendidas, a mais importante de todas: — Olhe! (p. 16)."

Aprender a compartilhar o que sabe o que aprendeu e o que se tem é primordial para as atividades e o convívio em grupo, seja nessa ou em outras fases escolares, seja também na carreira profissional. Se esses aprendizados construídos enquanto criança, na educação infantil, forem aplicados na vida adulta, no convívio cotidiano, certamente a sociedade será outra.

Não queremos que as crianças pequenas vão para escola apenas para aprender as cores, pois as cores estão no mundo e este conhecimento elas já sabem ou que aprendam coisas que não façam nenhum sentido para a sua vida cotidiana. Ao educar as crianças é preciso pensar sobre que é construtivo e significativo.
 
É fundamental compreender o verdadeiro sentido e função dessa etapa escolar e a sua importância em relação à formação do indivíduo, assim, a educação infantil cumprirá o seu papel ao educar e cuidar das crianças pequenas colaborando para a formação crítica e reflexiva do cidadão. E, quem sabe, o Brasil deixará de ser apenas o país de um futuro que nunca chega.
 
 
Referência:

FULGHUM, Robert. Tudo o que eu devia saber aprendi no Jardim de Infância. São Paulo: Best Seller, 2004.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário