sábado, 29 de dezembro de 2012

Novos arranjos familiares


OIÊ ...

Nesta terça, 25 de Dezembro, data em que se comemora o Natal estava lendo a Folha de São Paulo e me deparei com a coluna de Juliana Cunha denominada Veja como as 'novas' famílias comemoram o Natal.
Achei interessante postar aqui no blog alguns dados revelados pelo IBGE trazidos na reportagem e também apresentar estes novos arranjos familiares.

 
“Embora quase toda publicidade desta época seja estrelada pela família margarina, a real é que 50,6% das famílias brasileiras comemoram o Natal de um jeito mais bagunçado.

Para quem vive em novos arranjos como a FAMÍLIA MOSAICO, a ESTENDIDA e a MONOPARENTAL, papai, mamãe e filho só existem no presépio.

A chamada família mosaico, mistura frutos de diferentes uniões e corresponde a 16,2% dos casais com filhos no Brasil.

No Natal, a casa fica cheia. Já o Ano-Novo é solitário: as "crianças" ficam com seus "outros" pais.

O típico DINK ("Double Income No Kids"), sigla para casais com renda dupla e sem dependentes - representam 2,9% da população no Brasil.

Lares compartilhados por casal com filhos e outros parentes, são 5,45% das famílias do país, segundo o IBGE, e são chamados de família estendida.

Divorciados que optam pela guarda compartilhada são minoria: foram 5,4% em 2011. Mas o percentual dobrou na última década.
O arranjo conhecido como família monoparental é quando o pai ou a mãe vive só com os filhos. Mulheres sozinhas com crianças representam 15,3% dos lares brasileiros. E pais sozinhos com filhos são apenas 2,2%, segundo o IBGE.”

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1205618-veja-como-as-novas-familias-comemoram-o-natal.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário