sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Algumas referências em Psicologia Escolar


Oiê ...

Hoje trago uma listinha com algumas indicações de leituras na área de Psicologia e Educação!!!!
Sempre penso que a forma mais eficaz de compreender sobre minha prática é estudando e ampliando as leituras que me abrem possibilidades de significar meus aportes teóricos ...
Até mais ...


PSICOLOGIA ESCOLAR




COLL, C. (org.) (1996). Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação. Vols I, II e III. Porto Alegre: Artes Médicas.

ERNY, P. (1982). Etnologia da educação. Rio de Janeiro: Zahar.

FREITAG, B. (1980). Escola, estado e sociedade. São Paulo: Moraes.

GADOTTI, M. (1990). Concepção dialética da educação. São Paulo: Cortez/Autores Associados.

GADOTTI, M. (1990). Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática.

MANZIONI, M. A.; TEIXEIRA, M. B. (1994) Psicólogos na saúde e na educação: a busca de novos caminhos na compreensão da queixa escolar. In: NIGRO J. A. (Org.) Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier.

MACHADO A. M. e SOUZA, M. P. R. (Orgs.) (1997) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos, SP, Casa do Psicólogo.

MACHADO A. M., (1994) Crianças de Classe Especial: efeitos do encontro da saúde com a educação. São Paulo, Casa do Psicólogo.

MACHADO A. M.; SAYÃO, Y.; SOUZA, M. P. R.,( 1997) As Classes Especiais e uma Proposta de Avaliação Psicológica. In Educação Especial em Debate. SP: Casa do Psicólogo, Conselho Regional de Psicologia.

MCLAREN, P. (1991). Os rituais na escola: em direção a uma economia política de símbolos e gestos na educação. Petrópolis: Vozes.

NIDELCOFF, M. T. (1985). Uma escola para o povo. São Paulo: Brasiliense.

SAYÃO, Y.; BOLETTA, A.; VICENTE, C. M.; VICENTIN, M. C. G.; ANDRÉ, S. A. B., (1994) 10 Medidas Básicas para a Infância Brasileira. SP, Terranova Prop. Unicef, Abrinq.

SILVA, T. T. (org.) (1993). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas.

SIROTA, R. (1994). A escola primária no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas.
SOUZA B. P. (1990) Professora desesperada procura psicóloga para classe indisciplinada. Boletim da Ass. Bras. de Psicopedagogia, S.P. ano 9 no 20; p. 63-71.

SOUZA, M. P. R.; MACHADO, A. A.;SOUZA, B. P.; SOUZA, D. T. R.; FRELLER, C. C., A questão do Rendimento Escolar: mitos e preconceitos. In: NIGRO J.A. (Org.) Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo, Sarvier, 1994.

WECHSLER, S. M. (org.) (1996). Psicologia escolar: pesquisa, formação e prática. Campinas: Alínea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário