quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Fuxicando sobre Psicologia Escolar

Oiê ...


Nas minhas itinerâncias acadêmicas tenho tido oportunidade de dar aula em alguns espaços de pós graduação e um dos temas que abordo tem relação com a atuação do Psicólogo Escolar.

Venho percebendo com isso que muitos dos meus alunos estão se arvorando por este campo de atuação mas acabam desenvolvendo uma prática ortopédica muito mais nos moldes da atuação de coordenadores pedagógico do que de fato uma prática validada nos moldes da psicologia.

 Diante de tal fato estive nos últimos tempo buscando articular teoria e prática e nas minhas pesquisas e leituras organizei as ideias abaixo incluindo aí conhecer mais a Abrapee através do seu site.

Sugiro que quem se interessar pelo tema possa também contribuir nesta colcha de fuxicos ...

 

PSICOLOGIA ESCOLAR

Psicologia Escolar e Educacional tem se constituído historicamente como importante campo de atuação da Psicologia. Psicólogos escolares e educacionais são profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como se dedicam ao ensino e à pesquisa na interface Psicologia e Educação.
As concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional no campo da PSICOLOGIA ESCOLAR são diversas, conforme as perspectivas da Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender as dimensões subjetivas do ser humano.
Assim, algumas das temáticas de estudo, pesquisa e atuação profissional no campo da PSICOLOGIA ESCOLAR são: processos de ensino e aprendizagem, desenvolvimento humano, escolarização em todos os seus níveis, inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, avaliação psicológica, história da psicologia escolar, formação continuada de professores, dentre outros.
Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) refere que o psicólogo escolar atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais[1]. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo. Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino. 

Na descrição das atividades desenvolvidas por este profissional estão:

1-   Colabora com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis.
2-   Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.
3-   Desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a auto-realização e o exercício da cidadania consciente.
4-   Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situações escolares específicas, visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar a implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.
5-   Planeja, executa e/ou participa de pesquisas relacionadas a compreensão de processo ensino-aprendizagem e conhecimento das características Psicossociais da clientela, visando a atualização e reconstrução do projeto pedagógico da escola, relevante para o ensino, bem como suas condições de desenvolvimento e aprendizagem, com a finalidade de fundamentar a atuação crítica do Psicólogo, dos professores e usuários e de criar programas educacionais completos, alternativos, ou complementares.
6-   Participa do trabalho das equipes de planejamento pedagógico, currículo e políticas educacionais, concentrando sua ação naqueles aspectos que digam respeito aos processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das relações interpessoais, bem como participa da constante avaliação e do redirecionamento dos planos, e práticas educacionais implementados.
7-   Desenvolve programas de orientação profissional, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no conhecimento psicológico e numa visão crítica do trabalho e das relações do mercado de trabalho.
8-   Diagnostica as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional  encaminha, aos serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnóstico e tratamento de problemas psicológicos específicos, cuja natureza transceda a possibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entre escola e a comunidade.
9-   Supervisiona, orienta e executa trabalhos na área de Psicologia Educacional.
Assim, caros leitores conhecendo agora um pouco mais sobre esta especificidade da Psicologia podemos reordenar nossa prática contribuindo e muito com a educação.

Até mais ...


[1] Atualmente há uma nova concepção e o termo mais utilizado refere-se a “espaços não formais” ao invés da terminologia informal que aqui foi mantida por conta do documento original referir-se desta maneira.

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