quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Medicalização da Educação I




Oiê ...

Andei por aí lendo umas coisinhas e nestas caminhadas estive pensando sobre as discussões acerca da medicalização da educação. Participei do último Fórum de Medicalização da Educação (Ssa) no ano de 2012 e a prática clínica me faz pensar que dia a dia os casos de dificuldade de aprendizagem, dentre outras questões, vem sendo diagnosticadas através de cid's e rótulos.

Ou seja, as questões não médicas vem sendo transformadas em problemas médicos e a medicalização passa a instituir a epidemia de diagnósticos e não de doenças. Percebemos ainda que o enfrentamento da tristeza e da alegria passa a ser 'comprado' na farmácia. Conforme Foucault há uma (des)subjetivação em sujeitos expropriados da experiência ...

Para conferir mais informações sobre isso indico a leitura do livro:


Medicalização de Crianças e Adolescentes - Conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos 



A obra resulta de uma parceria entre o CRP SP e o Grupo Institucional Queixa Escolar e evidencia a corrente reducionista dos processos sociais, relacionados à precarização das condições de vida e à uniformização de comportamentos, sentimentos e pensamentos.


Os textos, assinados por pesquisadores de várias áreas do conhecimento, apresentam implicações psicossociais da atribuição de patologias individuais a todos aqueles que fogem à norma abstrata e ideológica vigente. Para subsidiar o leitor, são apresentadas experiências substitutivas aos modelos medicalizante e manicomializante de atendimento, além de sugestões de leitura e de vídeos.


Amanhã continuaremos falando do tema ... até mais!

Milla






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